Como você costuma guardar as suas canetas? Saiba que existe uma forma correta de preservar cada uma delas.
A resposta é SIM! Existe forma correta de guardar cada caneta! Sabe aquela que você amava e em pouco tempo começou a falhar ou já não tinha mais tinta? Às vezes, tudo o que ela precisava era de cuidados básicos. Por mais que pareça, não é muito difícil fazer isso, basta apenas seguir algumas dicas para as suas canetas terem uma vida útil maior!
Mas qual é a posição ideal? Na vertical? Na horizontal? Nós possuímos diversas canetas diferentes e a posição indicada para cada uma é diferente e depende de características específicas. Para te ajudar, nós faremos uma lista com todas as canetas e seus tipos.
Esferográficas
A Jocar Office tem mais de 15 opções de canetas esferográficas e a probabilidade de elas estourarem é quase inexistente, mas de qualquer forma é sempre bom se prevenir, pois ela pode vir a falhar por falta de cuidado.
As esferográficas geralmente são usadas para grandes escritas em papel comum e podem ser coloridas ou tradicionais. Para armazená-las de forma segura, tente deixar a ponta para baixo na posição horizontal ou vertical. Veja alguns exemplos de canetas esferográficas:
A My Tech é conhecida por ser super leve e confortável na hora da escrita, ela pode ser encontrada nas cores tradicionais ou coloridas. Além disso, ela vem com tampa para melhor preservação da sua ponta de 0,7mm e tem alto desempenho.
Muitas vezes elas são confundidas com canetas em gel por causa das cores vibrantes, mas o que poucos sabem é que a caneta Triball também entra para o time das esferográficas. Ela tem um corpo flexível, formato triangular e como a My Tech, também acompanha tampa.
Outro grande exemplo é a Top Click, que se diferencia por ser click, ou seja, ela não vem com tampa. Para recolher a ponta é só clicar no clip. O legal de canetas assim é que você não precisa ter medo de perder a tampa.
Em gel
As canetas em gel são as queridinhas pelo público mais jovem e são, de fato, as que mais precisam de atenção. Se você já teve uma, sabe que muitas vezes acontece de entrar bolhas de ar no tubo e raramente elas voltam a funcionar. Isso se dá pelo fato das canetas em gel serem menos líquidas e terem um aspecto viscoso, ou seja, a tinta desce muito mais devagar. Por esse motivo, a forma correta de armazená-las é deixando a ponta para baixo, de “ponta cabeça” mesmo!
Caso a sua caneta em gel já esteja com bolhas, tente sacudi-la com movimentos rápidos e verifique se saíram, caso não funcione, deixe elas de repouso por alguns dias na posição indicada e torça para ela funcionar. Veja alguns exemplos de canetas em gel:
A maioria das canetas em gel são muito parecidas e se diferenciam apenas pelas pontas, cores e design. A Gel Pastel tem ponta de 0,8mm e como o nome diz, vem com cores nos em tons pastel, já as canetas Gel Brilho e Gel Neon possuem pontas de 1,0mm e se diferenciam apenas pelas cores.
Hidrográficas
As canetas hidrográficas da Leo&Leo são especiais para o público infantil, porém isso não quer dizer que não se deve ter cuidado as mesmas. Não existe segredo, a posição mais indicada para guardá-las é na horizontal ou com a ponta para baixo. Por causa do tempo, essas canetinhas tem mais chances de secar e se deteriorar.
Um exemplo é a Caneta Hidrográfica Big que apesar de ter 2g de carga, se não for armazenada de forma correta ou ficar sem a tampa pode ter uma vida útil muito menor do que a prevista.
De tinta
As canetas com tinta possuem uma ponta bem líquida, então tem mais chances de vazarem caso você as deixe de cabeça para baixo. O jeito correto de armazenagem é deixando a ponta para cima. Um exemplo de caneta com tinta é a fine plus, que possui uma ponta fina de 0,4mm e é recomendada para uso profissional e artístico.
De duas pontas
As canetas ou marcadores de duas pontas geralmente possuem ponta porosa, de feltro ou em forma de pincel. O jeito certo de guarda-las é na horizontal, para que a tinta de nenhum lado vaze ou seque, dessa forma, ela se distribui igualmente entre as duas pontas. Caso um lado esteja com menos, armazene com a ponta para baixo para aproveitar melhor o restante da tinta.
Um exemplo é o Marcador Dual Brush, que possui 10 cores metálicas e duas pontas: pincel e chanfrada. Ele é ideal para fazer lettering, ilustração e artesanato. Também podemos citar o Marcador para Retroprojetor e CD, que além de, como o nome diz ser para retroprojetor e CD, também pode ser utilizado para escrita no papel.
Estas foram algumas dicas para que você possa preservar as suas canetas e fazer elas durarem por muito mais tempo! Tem alguma outra técnica que você utiliza? Conta pra gente!
Encontre as canetas da Jocar Office acessando o link: https://jocaroffice.pertinhodemim.com/