Produtos Leonora com selo Inmetro

A finalidade do selo INMETRO é exlusivamente identificar um produto que atende às normas e regras de segurança exigidas quanto ao seu uso. Diversos produtos da Leonora, que recebem o selo, são submetidos a testes laboratoriais realizados constantemente a fim de comprovar que os mesmos não oferecem nenhum tipo de risco aos seus usuários. Mas, atenção! É indispensável seguir as recomendações exigidas na embalagem do produto.

Na embalagem, também é possível encontrar os canais de comunicação com a empresa, caso haja algum problema. Por isso, é importante que o consumidor preserve a embalagem do produto.

Quanto aos produtos comercializados sem embalagem individual (a granel), estes devem estar acondicionados em embalagens expositoras com identificação da LEONORA. Caso isso não ocorra, esses produtos poderão ser apreendidos pela fiscalização e ensejará a aplicação de penalidades ao estabelecimento. Lojista: Verifique seu estoque! Produtos adquiridos com data anterior a 01/01/2014 podem estar com embalagem obsoleta. Fale com um de nossos representantes.

17/05/2020

Qual a diferença entre lettering, caligrafia e tipografia?

Você sabe a diferença entre lettering, caligrafia e tipografia? Apesar de parecerem semelhantes, essas técnicas são totalmente diferentes.

lettering
letrasdolucas

Muitas pessoas confundem essas três técnicas, já que todas tem a ver com letras e o estudo da escrita. Continue lendo este texto para saber a diferença entre lettering, caligrafia e tipografia!

Lettering

Lettering é o ato de desenhar formas e letras expressando seus sentimentos com criatividade e identidade visual singular. Ele começou a ser utilizado por designers para criação de logotipos e composições all-type, mas o que o diferencia é que não existe uma limitação para utilizar esta técnica. É como um desenho criado do zero, que pode traçar detalhes e dar vida ao seu trabalho sem seguir nenhum modelo de escrita.

O lettering pode ser confundido com a caligrafia, mas se distingue pelo fato de não precisar seguir um padrão e pode ser modificado a qualquer momento. Ele geralmente é feito a mão com papel e caneta, mas também pode ser criado no digital, em paredes, quadros, camisetas, logos e em uma infinidade de lugares.

Resumindo, o lettering não é sobre escrever letras e palavras, é o desenho delas.

A Leonora possui vários materiais para você aprender lettering desde o início, leia o texto “Passo a passo para fazer lettering (iniciante)” saber mais!

Caligrafia

A caligrafia (do grego kalli “beleza” e graphẽ “escrita”) é a arte de criar escritas seguindo modelos caligráficos já existentes, onde cada parte das letras deve estar delineada com um só traço. Ela é feita a partir de estudos de palavras e depende da habilidade técnica e prática do artista, ou seja, a caligrafia nunca é criada e sempre “replicada”.

Essa “escrita bonita” pode ser feita com penas, canetas, pincéis ou marcadores, desde que seja feita à mão e o resultado final do trabalho seja sempre o desejado. A caligrafia geralmente é utilizada para convites, cartas, documentos, logotipos mapas, e outros trabalhos.

Algo superinteressante sobre a caligrafia é que ela só pode ser feita uma vez, não podem haver correções durante o processo de criação e ela pode ser transformada em um lettering posteriormente.

Tipografia

A tipografia (do gregos typos “forma” e graphein “escrita”) é um conjunto de matrizes de letras que tem como o objetivo a criação de formas e estruturas para a impressão de textos em livros, jornais, revistas, panfletos, etc.

Ela é uma arte que envolve diversas etapas desde a criação de caracteres até a impressão. A tipografia pode ser classificada como com serifas, sem serifas, regular, bold, itálico, condensado, etc.

Para resumir, o lettering é criação de letras desenhadas de forma livre, a caligrafia é a escrita seguindo regras já existentes e a tipografia é um conjunto de caracteres para impressão com regras.

Agora ficou mais fácil de diferenciar essas três técnicas de escrita, né?! Fala pra gente qual você gostou mais de aprender aqui nos comentários!