Uma coisa é certa: todo mundo já brincou, pelo menos uma vez, com um jogo da memória. E se você pudesse ter sua própria versão do jogo? Gostou da ideia? Então se liga, que hoje a gente te ensina a criar um jogo fácil e supercolorido. Mãos à obra!

Para fazer o seu próprio jogo da memória, você vai precisar de:

  • Folhas de EVA de diversas cores;
  • Perfuradores de EVA;
  • Cola líquida de silicone;
  • Tesoura;
  • Borracha;
  • Lápis;
  • Régua.

Materiais

Com os materiais em mãos, o primeiro passo é escolher uma cor para a base das peças. Nós usamos o EVA roxo, mas fique à vontade para escolher sua cor favorita!

Se você quiser um jogo igual ao meu, faça 12 quadradinhos de aproximadamente 8×8 cm. Use a régua e o lápis para ficar mais fácil.

Faça quadradinhos como o da foto.

Depois de desenhar e recortar todos os quadradinhos (para essa etapa, não esqueça de pedir a ajuda de um adulto, hein!), é hora de criar formas e desenhos com as outras cores de EVA. Para isso, você deve usar os perfuradores.

Agora a diversão começa pra valer! Escolha uma forma e uma cor de EVA e vá perfurando as folhas. Não se esqueça de sempre fazer os desenhos em dobro, afinal, você vai usar cada um deles em duas cartas. Se quiser fazer como fizemos por aqui, separe três desenhos iguais para cada carta.

Use os perfuradores para criar as forminhas para as peças.

Já estamos chegando no fim da montagem do seu novo jogo da memória! Com a cola líquida em mãos, cole os desenhos que você fez com os perfuradores em cada um dos quadradinhos que você fez com o EVA.

Cole os desenhos nos quadradinhos.

Depois de colar todos os desenhos e formas que você criou, deixe as peças secarem por volta de 15 minutos.

Pronto, agora você tem um jogo da memória personalizado, novinho em folha! Que tal chamar os amigos para uma partida?

Vamos jogar?