Você sabia que o teatro de fantoches existe há mais de três mil anos! Aqui no Brasil, este tipo de apresentação é bem popular no Nordeste, sendo uma derivação dos espetáculos de rua com bonecos gigantes.

Mas e se você pudesse criar seu próprio teatro de fantoche? Imagine só inventar seus próprios personagens, histórias e ainda chamar os amigos para apresentar uma peça de teatro diferente! É superfácil e você, com certeza, vai se divertir! Vamos lá?

Primeiro separe os materiais. Você vai precisar de:

  • Folhas de EVA de diversas cores
  • Tesoura
  • Cola líquida com silicone
  • Lápis diversos
  • Caneta Hidrográfica

Antes criar seus fantoches, escolha os desenhos e personagens que você quer criar. Depois, separe as folhas de EVA e comece a desenhar. Você pode alternar as cores e criar peças multicoloridas!

Se quiser brincar com o macaquinho que fizemos, você precisará imprimir o molde do rosto, clicando aqui.

Com o molde em mãos, desenhe as peças 1 e 2 no EVA marrom e as peças 3 e 4 no EVA bege.

Em uma das peças de cor marrom, você deverá criar uma espécie de fenda, como a que aparece na foto. Com a ajuda de um adulto, corte um pedaço de EVA e cole a peça em paralelo.

Feito isso, é hora de colar as duas partes que formam a base da cabeça do macaquinho. É só juntar as duas peças de cor marrom e pronto!

Agora que você montou a primeira parte, é preciso recortar o rosto do seu novo fantoche. Lembra das peças 3 e 4, que você fez com o EVA bege? Chegou a vez de usá-las! Cole a peça número 3 na base do rosto do macaquinho, assim como você vê na foto abaixo. Não se esqueça das orelhinhas. Seu macaquinho precisa ouvir tudo, não é?

Para finalizar, use as canetas hidrográficas para desenhar os detalhes do rosto do seu novo fantoche. Você pode criar vários deles e desenhar cada um com um rosto diferente, o que acha?